quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Tudo como dantes …


Ao longo dos anos a vida foi-me mostrando que os mais novos têm sempre a sensação de que a maioria dos males que os afligem, e à sua geração, apareceram de repente, vindos sei lá de onde, única e exclusivamente para os prejudicar. Como se não tivessem já acontecido anteriormente. Mas não é assim.

Parece, portanto, que aquilo a que passámos a chamar de mercados e agências de notação, são os tais agentes do demónio que opinam, tratam de números e estudam dossiers de países que não conhecem e estabelecem critérios que são aplicados cegamente. Tudo com um único propósito, o de lesar esses países e os seus habitantes.

Mas, como referi, o fenómeno não é de agora. Lembro-me, por exemplo, de que há uns anos uma das maiores firmas de consultoria do mundo foi contratada pelo grupo financeiro onde eu trabalhava para, segundo eles, reestruturar (palavra adocicada que esconde as verdadeiras intenções) as nossas empresas. Dito de outro modo, a sua missão era emagrecer essas empresas, ou seja, eles estavam lá para mandar embora pessoas. E, como se isso não fosse suficientemente trágico, utilizavam um método assaz eficaz e perverso. Instigavam os empregados a sugerir melhorias nos seus serviços para que fossem mais eficientes. Pretendiam, portanto, mais e melhor produção com menores recursos. Tão simples como isso, com a ajuda das sugestões dos próprios empregados das empresas, os serviços tenderiam a melhorar e o número de postos de trabalho a diminuir. E o curioso (tristemente curioso) é que muitos embarcaram no engodo e os objectivos foram alcançados. As mirabolantes ideias que apareceram fizeram com que, na prática, colegas de trabalho despedissem os seus companheiros.
Aliás, em muitos casos, eram as próprias chefias intermédias, desejosas de “ficar bem na fotografia”, que sugeriam alterações espantosas em que antes nunca tinham pensado e de que resultaram o afastamento de mais uns quantos empregados.

Isto aconteceu há uns bons anos, numa altura em que ninguém falava em globalização, em mercados e ainda menos em agências de rating. Podem, por isso, imaginar como o processo foi doloroso para os trabalhadores e muitos não aguentaram tamanha instabilidade. Vi homens maduros e dedicados às empresas onde laboravam há décadas chorarem como crianças quando souberam da extinção dos seus postos de trabalho e a consequente passagem à reforma. Afinal, era a primeira vaga de um mundo novo que ninguém estava preparado para receber.

Seguindo a máxima de Lavoisier “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, temos que admitir que muitos dos problemas com que nos confrontamos hoje podem ter novas roupagens e novas designações, mas o cerne das questões é exactamente o mesmo daqueles outros problemas que aconteceram no passado. E, curiosamente, os que mais são atingidos também são os mesmos.

Sem comentários: