Andamos sempre à volta da velha questão: Será que é possível que alguns (sempre os mesmos) consigam arranjar “argumentos tão convincentes” que derrotem sistematicamente quem se lhes opõe? Que forças são essas? É que, enquanto idosos e desempregados não têm forma de se fazerem ouvir (a não ser por umas quantas arruadas que, na prática, de pouco valem), existem corporações que são tão poderosas que os efeitos dos seus protestos podem afectar seriamente o país.
Como perceberam estou a falar concretamente dos camionistas (dos patrões dos camionistas, melhor dito) que pararam na primeira hora de segunda-feira, e por tempo indeterminado, por não terem ainda sido aceites as suas reivindicações, nomeadamente, as compensações pela subida do preço dos combustíveis e pelo pagamento das ex-SCUTS.
Depois dos bloqueios que fizeram em 2008 que quase fizeram parar o país, e por acharem pouco o que então lhes foi concedido pelo Governo – aumento das deduções fiscais no custo dos combustíveis e redução das portagens no período nocturno - voltam agora à luta ameaçando (de novo) paralisar o país.
Aí está o efeito das decisões (mal) tomadas a partir de 1986 (recordo que Cavaco Silva era na altura o primeiro-ministro). Ou seja, investiu-se sobretudo nas estradas em detrimento do transporte ferroviário e marítimo. Resultado? Ficámos na mão de quem controla o comércio de transportes rodoviários em Portugal. E, como de costume, eles exigem e o Estado - nós contribuintes - paga.
Como perceberam estou a falar concretamente dos camionistas (dos patrões dos camionistas, melhor dito) que pararam na primeira hora de segunda-feira, e por tempo indeterminado, por não terem ainda sido aceites as suas reivindicações, nomeadamente, as compensações pela subida do preço dos combustíveis e pelo pagamento das ex-SCUTS.
Depois dos bloqueios que fizeram em 2008 que quase fizeram parar o país, e por acharem pouco o que então lhes foi concedido pelo Governo – aumento das deduções fiscais no custo dos combustíveis e redução das portagens no período nocturno - voltam agora à luta ameaçando (de novo) paralisar o país.
Aí está o efeito das decisões (mal) tomadas a partir de 1986 (recordo que Cavaco Silva era na altura o primeiro-ministro). Ou seja, investiu-se sobretudo nas estradas em detrimento do transporte ferroviário e marítimo. Resultado? Ficámos na mão de quem controla o comércio de transportes rodoviários em Portugal. E, como de costume, eles exigem e o Estado - nós contribuintes - paga.
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