quinta-feira, outubro 20, 2005

Preferências


Dias depois de se terem realizado as eleições autárquicas de 9 de Outubro, dei de caras com um cartaz (eu sei que estavam à espera que escrevesse “outdoor”, mas enganaram-se) do candidato de um dos partidos concorrentes à Câmara Municipal da Amadora.
É claro que o cartaz já lá estava há mais de um mês e que todos os dias eu olhava para ele.
Só que, naquele dia, no mesmíssimo sítio onde o tal candidato afirmava "que o melhor da terra eram sempre as pessoas", o cartaz tinha uma tira de papel colada na parte de baixo, onde se podia ler:
“Obrigado Amadorenses”

O agradecimento deveu-se, naturalmente, ao facto do candidato ter sido eleito Presidente da Câmara. Vá lá, teve um gesto de boa educação e eu gosto de pessoas educadas.
Mas aquela frase teve o condão de me irritar. Não gostei que me chamassem “amadorense”. Sei lá, podiam-me chamar outra coisa, não sei. Até agora nunca tinha pensado que eu também era aquilo (isto é, amadorense).

Ao fim e ao cabo, é capaz de não ser assim tão mau como isso. Até porque os habitantes da maioria das nossas terras também são qualquer coisa em “enses”. São os figueirenses, os portuenses, os setubalenses, os farenses, os lacobrigenses, os leirienses, os calipolenses e outros que tais.
Se calhar até é por isso que eu gostaria de ser uma outra coisa que não “enses”, por exemplo, ser lisboeta ou escalabitano.

Bem, mas pensando melhor, prefiro ser um “amadorense” do que ser um “porcalhoto” (que não tem ense) que, provavelmente, seria a designação que seria atribuída aos habitantes da Porcalhota, que foi, como se sabe, a povoação que deu origem à actual Amadora.

Apesar de tudo, e mesmo não gostando, prefiro ser um “amadorense” do que um “gondomarense” ou um “felgueirense” e está-se mesmo a ver porquê, não “tá-se”?

3 comentários:

Anónimo disse...

Local politics take web forum form
Blog, Blogs, Blogger, Blogging, Blogosphere - know what these words mean? Blogs are the new hot property on the internet, evolving from a personal diary to a community's commentary on subjects of importance - ...
Thumbs up for your blog!

Want to see my quit snoring blog?

Anónimo disse...

Ò demascarenhas, tu deves ser um bocado ingénuo. Que o teu presidente seja educado, enfim. Agora, acreditares mesmo que esse senhor pensa que "o melhor da cidade são as pessoas", vai lá vai...

Anónimo disse...

O DeMascarenhas sabe, como toda a gente sabe, que nem mesmo o presidente da câmara acredita que o melhor da Amadora são as pessoas.

Aliás, se tivermos em conta a comunidade de criminosos e meliantes de toda a espécie que aqui se encontra, temos mesmo de reconhecer que o PIOR da Amadora são as pessoas. Mas convenhamos que isso não ficaria bem num cartaz eleitoral, certo?


Não se trata, portanto de ingenuidade. De resto, este post nem sequer se centra aí. É apenas sobre a designação de "amadorenses", e aí concordo que, de facto, soa mal.