Agora que se aproximam do fim os festejos da época natalícia, período reconhecidamente propício aos exageros gastronómicos e consequente aumento de peso, é tempo de pensarmos em voltar a ter uma alimentação mais equilibrada e a retomarmos (ou iniciarmos) a prática de algum exercício físico.
O intuito será, como se compreende, o de conseguirmos mais e melhor saúde e não só o de manter ou recuperar através da perda de uns quantos quilitos a mais, o corpinho lindo e maravilhoso que pretendemos exibir daqui a uns meses quando começarmos a frequentar as praias. Aliás, diga-se de passagem, que uns quilos a mais pode até ser benéfico.
É que, segundo um estudo publicado pelo “Journal of the American Medical Association (JAMA)”, o excesso de peso não está associado a um aumento da mortalidade. Quem tenha um excesso de peso moderado poderá até morrer menos de alguns cancros, do que as pessoas com peso normal.
O estudo conclui que, afinal, nos cancros não relacionados com a obesidade (pulmões, pele ou linfomas), nas doenças respiratórias, em situação de ferimentos e infecções em geral, as pessoas com excesso de peso (mas sem serem obesas) até parecem estar mais protegidas do que as têm um peso normal.
Para as doenças cardíacas, o estudo não encontrou diferenças estatísticas entre as pessoas com peso excessivo e normal. Ainda segundo os cientistas, ter uns quilos a mais nem sequer aumenta muito o risco dos cancros relacionados com a própria dieta, nos quais se incluem o cancro do cólon, mama, útero, pâncreas, esófago ou rins.
Perante estes resultados, a equipa diz que é provável que estes resultados se devam à presença de maiores reservas nutricionais ou de massa magra que acompanham o excesso de peso.
Um outro estudo realizado na Suécia concluiu que a obesidade dificulta o aparecimento do cancro da próstata. No entanto, caso a doença já se tenha manifestado, os homens obesos têm maior dificuldade em combatê-lo e a hipótese de morte aumenta.
Mas, atenção, é bom termos consciência que a obesidade não é sinal de boa saúde. Os obesos morrem mais de doenças cardiovasculares, renais, de diabetes e vários tipos de cancro associados à obesidade.
Por isso, meus amigos, por mais uns dias atirem-se às filhós, aos sonhos e às demais iguarias próprias da quadra que atravessamos. Comam e bebam à vontade, mas ... com moderação.
Depois ...
Sem comentários:
Enviar um comentário