quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Ao meu falecido irmão Manuel Maria Barbosa du Bocage

José Carlos Pereira Ary dos Santos (1936 – 1984) foi um extraordinário poeta e declamador português.
Todos os grandes cantores o interpretaram. A obra de Ary dos Santos permanece na memória de todos e, estranhamente (ou talvez não), muitos dos seus poemas continuam actualizados.
De Ary dos Santos, o poema “Ao meu falecido irmão Manuel Maria Barbosa du Bocage”


Meu sacana de versos! Meu vadio.
Fazes falta ao Rossio. Falta ao Nicola.
Lisboa é uma sarjeta. É um vazio.
E é raro o poeta que entre nós faz escola.

Mastigam ruminando o desafio.
São uns merdosos que nos pedem esmola.
Aos vinte anos cheiram a bafio
têm joanetes culturais na tola.

Que diria Camões nosso padrinho
ou o Primo Fernando que acarinho
como Pessoa viva à cabeceira?

O que me vale é que não estou sozinho
ainda se encontram alguns pés de linho
crescendo não sei como na estrumeira!

Sem comentários: