segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Uma idosa chamada Augusta

A notícia da descoberta do cadáver de uma senhora que morreu há nove anos na sua casa, comoveu toda a gente. Comoveu, chocou e levantou toda uma série de questões.

E a primeira é a de percebermos que tipo de sociedade é esta em que vivemos, sobretudo nas grandes urbes, em que a desumanização é total. Ninguém sabe e ninguém quer saber quem são e como vivem as pessoas que moram no andar do lado, no de cima ou no debaixo porque todos estão demasiado preocupados apenas com a sua vidinha. Como ouvi alguém dizer “esta é uma sociedade porco-espinho, em que vivemos enrolados sobre nós próprios”.

Mas neste caso (que tomámos conhecimento pela comunicação social), houve pessoas que se preocuparam com a ausência da senhora. Uma vizinha tentou várias vezes junto da GNR que investigassem o caso mas riram-se-lhe na cara como se estivesse louca. Não havia cheiro a cadáver, portanto … Um primo da senhora deslocou-se treze vezes ao Tribunal de Sintra para que alguém entrasse na habitação na tentativa de saber se a prima estaria lá. Em vão, responderam com um argumento idêntico e … nada fizeram.

E o que me revolta é que quer a GNR quer o Tribunal, aparentemente por não haver indícios de morte ou por não haver leis explícitas para este tipo de casos, descurou a possibilidade de acudir a tempo uma pessoa e, quem sabe, salvá-la. Tão-pouco a Segurança Social investigou porque razão os vales da sua reforma foram devolvidos. Todos esses serviços públicos que, supostamente, deviam estar atentos, se alhearam pura e simplesmente.

Mal vai um país em que tenha que existir legislação que contemple todas as situações. As leis devem ser entendidas como referenciais e, como tal, não é por se registar a falta de alguma que se deve deixar de actuar. Falharam, pois, as entidades que deveriam fazer diligências para descobrir o que tinha acontecido à senhora. Só não falhou o Fisco que, face a uma dívida existente, cuidou diligentemente de penhorar a casa e vendê-la. Só foi pena de não ter tido a curiosidade de saber o porquê do não pagamento.

A senhora chamava-se Augusta, teria hoje 96 anos, morreu em sua casa há 9 anos e morava na Rinchoa.

Sem comentários: