Fiquei emocionado ao ver e ouvir a Ministra italiana do Trabalho a chorar em público, anunciando, com voz embargada, os sacrifícios que vão ser pedidos aos pensionistas.
Elsa Fornero, uma economista e académica, agora Ministra do Governo de Mário Monti, não conseguiu conter as lágrimas quando revelava as medidas neoliberais que vão tomar para tentar salvar a terceira maior economia da União Europeia. Emocionou-se e chorou. Provavelmente por pensar no que está para vir e como isso vai afectar os cidadãos. Mas sobretudo por saber que poderemos estar perante o princípio do fim de um estado social por que tanto lutámos e que constitui uma das maiores conquistas geracionais das últimas décadas. É que o estado social como nós conhecemos e nos habituámos está-se a desmoronar como um castelo de cartas.
Mesmo percebendo como esta Ministra está distante da política (daquela que os políticos dos últimos anos têm vindo a fazer, sem estratégias, sem ideologias e, principalmente, sem ética), aqueles minutos sofridos denotam uma sensibilidade que não pode deixar de nos tocar. É uma cena única e profundamente emocionante.
Para quem não assistiu, convido-os a aceder a
http://www.youtube.com/watch?v=cLN5tWK2v9w
Sem comentários:
Enviar um comentário