terça-feira, julho 27, 2010

Se vão para férias …


Estamos no Verão. Para muitas pessoas falar em Verão é exactamente o mesmo que falar em férias e em viagens. Isto é, se calhar para muitas pessoas mas, infelizmente, não para a maioria dos portugueses.

Se fazem parte do imenso número de portugueses que reservaram uma deliciosa estadia na vossa varanda de casa ou no fresco da vossa garagem, não se sintam infelizes por isso. Pensem no lado bom da coisa. Vão gastar muito menos dinheiro e nada de anormal lhes vai acontecer.

Se, por outro lado, pertencem à classe dos “sortudos” que ainda conseguiram dispor de uns trocos para viajar até à estranja, então, que gozem bastante mas, por favor, tenham cuidado com algumas leis (muitas delas absurdas e excêntricas) dos países para onde vão viajar.

Por exemplo, se forem até Singapura saibam que atirar a pastilha elástica para o chão vos pode custar uma multa de 465 euros. Aqui ao menos é de borla.

Em Vigevano, perto de Milão, é proibido sentar-se à sombra de um monumento local. A coima é de 160 euros por pessoa. No Algarve só não podem ficar encostados às falésias porque elas estão em risco de ruir.

É proibido beijar em público no Dubai, coisa que o nosso Governo ainda não se lembrou de taxar.

Atenção, se tiver a ideia de ir caçar ratos no Estado da Califórnia saiba que é necessário ter licença de caçador para usar ratoeiras. Mas, aqui para nós, quem é que lhe passa pela cabeça ir apanhar ratos para tão longe?

Pense bem, talvez seja melhor não arriscar. Passar férias por cá é capaz de ser uma boa opção. Em Portugal, apesar de tudo, já sabemos com o que podemos contar. Já temos uma ideia de como isto funciona … menos no que diz respeito ao aumento dos impostos.



Sem comentários: