segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Quando as opções são discutíveis ...


A notícia veiculada pela Agência Financeira e divulgada nos jornais da última quinta-feira caiu como uma bomba:

“CTT gastam 15 mil euros em patrocínio a escola de samba brasileira”.

Pelos vistos, os Correios portugueses patrocinaram a escola de samba “Unidos da Tijuca”, no carnaval brasileiro deste ano, financiamento esse que foi já reconhecido pela respectiva Administração.

E se, à primeira vista, não percebemos que razões poderiam estar na base de tal decisão, sabemos agora o que a Administração dos CTT veio justificar. Que tal patrocínio mais não é do que um investimento na divulgação da filatelia portuguesa no Brasil, tanto mais que o dinheiro terá sido empregue na reprodução em painéis gigantes de selos portugueses, selos que foram um dos temas escolhidos pelos “Unidos da Tijuca” para o último carnaval.

Podem até argumentar que a opção tomada foi um investimento na visibilidade internacional da filatelia portuguesa e que é relevante, porventura, no crescimento do volume de negócios da filatelia lusa no Brasil.

Talvez, talvez eu seja pessimista mas não acredito que os coleccionadores brasileiros corram, por via desta campanha, a comprar os belíssimos selos portugueses. Penso que a argumentação não é suficientemente esclarecedora, e tenho sérias dúvidas, tal como a Comissão de Trabalhadores dos CTT, que esse investimento venha a produzir algum retorno capaz.

Aliás, e porque se trata de uma empresa cujo o accionista único é o Estado, gostaria muito que em momento oportuno fossem divulgados os ganhos obtidos com esta campanha.

Gosto de empresas empreendedoras mas “quando as opções são discutíveis” o mínimo que se pede é que haja uma total transparência.



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