terça-feira, abril 06, 2010

“Remenda o teu pano e dura mais um ano”

Ouvi num noticiário de sexta-feira passada que a venda de automóveis ligeiros em Portugal, no mês de Março, cresceu 73,6 % relativamente ao período homólogo do ano passado. É uma subida significativa e que, à primeira vista, parece indicar que o pior da crise já lá vai e que empresas e cidadãos conseguiram sair do sufoco em que se encontravam.


Pura ilusão, uns e outros continuam a debater-se com enormes dificuldades. O que acontece é que, por um lado, 2009 foi um ano particularmente mau para a venda de carros e, por isso, qualquer pequena subida provoca (como sucedeu) uma dimensão desproporcionada e enganosa e, por outro, a renovação das frotas, as de aluguer e as de algumas empresas, deram uma ajuda significativa neste crescimento.


E se para as empresas a coisa não está nada fácil, para os cidadãos pior um pouco. Vontade para comprarem carro novo não falta, mas mesmo nos casos das carripanas com mais de oito anos, em que podem (ainda) beneficiar do denominado “incentivo ao abate de veículos em fim de vida”, a decisão de comprar/trocar de carro vai sendo adiada por mais uns tempos. Afinal, contas feitas, acabam por seguir à risca o provérbio antigo que diz “Remenda o teu pano e dura mais um ano”.


Sem comentários: