terça-feira, outubro 17, 2006

“Compro o que é nosso”


Sempre detestei os arautos da desgraça, aqueles que nunca vislumbram uma coisa que seja de que nos orgulhemos e que, para além de dizerem que tudo está mal neste país, ainda juram a pés juntos que qualquer tentativa para melhorar esses males, de que tanto mal dizem, está, desde logo, condenada ao mais terrível dos fracassos. Esses profetas do miserabilismo dizem acreditar que em Portugal nada é bem feito, nada presta, nada tem qualidade. Ao contrário do que acontece lá fora, onde a excelência é o dia-a-dia desses países.

Talvez por isso, fiquei muito satisfeito ao saber do entusiasmo do presidente da AEP, Engenheiro Ludgero Marques, ao anunciar uma acção que vai promover durante 2007, campanha que apela ao orgulho de consumir português e cujo desígnio é a valorização da oferta nacional.

Ludgero Marques não se cansa de repetir que as nossas marcas terão que se impor no mercado sem quaisquer favorecimentos mas sim por conseguirem aliar qualidade, serviço e preço.

E esta iniciativa tem tudo – tem quase tudo – para ser um sucesso, tanto mais que, de acordo com vários estudos de mercado já publicados, os consumidores são sensíveis à origem dos produtos e, no caso português, sobretudo sensíveis no caso das frutas e dos legumes.

“Tem quase tudo para dar certo”, disse eu. E porque não tudo?

Tomemos, apenas, como exemplo o caso das frutas. Regra geral, todos reconhecem que as nossas frutas são muito mais saborosas que as congéneres estrangeiras. Veja-se o caso da maçã reineta e da pera rocha. A maçã portuguesa é de longe muito mais saborosa de que a reineta francesa e a pera rocha nacional é considerada a melhor do mundo, a anos-luz de diferença das produzidas em outras partes do globo.

Então, sendo melhores os nossos frutos porque é que ainda há tanta gente a comprar as reinetas e as rochas que nos chegam lá de fora? Apenas, e só, porque embora os frutos venham de longe, paguem taxas aduaneiras e transportes e, naturalmente, ainda tenham que dar algum dinheiro a ganhar a produtores e a intermediários, são colocados no mercado nacional a um preço inferior aos produzidos em Portugal.

Uns cêntimos, um euro de diferença por quilo, dirão. Talvez sim, quando não mais. Mas é essa diferença que faz toda a diferença. As famílias têm dinheiro a menos e mês a mais. Oitenta cêntimos que sejam a mais em cada quilo de maçãs (que serão umas quatro ou cinco, quanto muito) é demasiado dinheiro para quem tem um parco orçamento e é exactamente isso que determina que as pessoas “esqueçam” o sabor delicioso das nossas reinetas para irem comprar as reinetas francesas, que são normalmente grandes e com bom aspecto mas que, não só não têm o mesmo sabor do que as nossas, como são, na maioria das vezes, pintalgadas e farinhentas.

É por este pequeno pormenor que a iniciativa da AEP, apesar de muito louvável, pode vir a ter algumas dificuldades.

Nem sequer podemos censurar as famílias que passam ao lado dos produtos nacionais. O dinheiro não dá para tudo e estou certo que se elas pudessem, bem quereriam, por todas as razões, “comprar o que é nosso”

Ainda que com as reservas apontadas, junto o meu entusiasmo ao do Engº. Ludgero Marques. Espero, no entanto, que para que os nossos entusiasmos perdurem e, porventura, possam vir a contagiar alguns outros, seria bom que se aproveitasse a oportunidade para se eliminar de vez com tantos dos intermediários que existem a mais no sistema, e que prejudicam gravemente produtores e consumidores. Para que não aconteça com as nossas frutas o mesmo que se passa com a sardinha que chega à nossa mesa 7 vezes mais cara do que pagaram ao pescador.

Assim, sim, se conseguirmos isso, poderemos dizer com orgulho que consumimos português e que “compramos o que é nosso”.

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